RESISTÊNCIA E TRANSFERÊNCIA

Olá! O artigo de hoje aborda as facetas da resistência e da transferência pela ótica da Análise Bioenergética. Caráter, sentimentos, expressões corporais, entre outras manifestações individuais, permeiam a vida humana e é importante compreendê-las. Aproveite a oportunidade para refletir sobre o tema. Boa leitura!

Na Análise Bioenergética, entende-se a resistência como uma força inconsciente que possibilita a manutenção da neurose e acompanha o processo psicoterapêutico.

A resistência se manifesta de várias maneiras e sua fonte principal é o caráter.

Os traços de caráter são desenvolvidos no processo de crescimento da criança, como forma de lidar com conflitos internos e externos e são estruturados como meio de sobrevivência.

Resistência

O caráter é expresso corporalmente através das couraças, que são anéis de tensão. A resistência também ocorre em nível corporal.

Sinais de resistência são elementos como algum tipo de silêncio, a racionalização, a generalização, o esquecimento, o atraso nas sessões, entre outras. Posturas e expressões corporais também podem revelar níveis de resistência.

Transferência

A transferência representa o processo no qual desejos e afetos inconscientes se relacionam.

É estabelecida uma interação em que os sentimentos não têm necessariamente relação com o presente de fato, mas, sim, representam repetições de comportamentos que remetem à primeira infância, principalmente em relação às figuras parentais.

Figuras simbólicas de autoridade como professores, chefes e psicoterapeutas podem se tornar objetos de transferência.

Moreno, criador do psicodrama, identifica o relacionamento espontâneo entre duas pessoas como Tele. Para ele, a transferência é uma patologia da Tele.

Na psicoterapia de grupo, atribui-se a transferência a outros membros do grupo, representando a família. 

A resistência e transferência acontecem juntas. 

Sinais indicativos de transferência

Intensidade

Reagir de modo desproporcional, causando uma intensidade em emoções ou a ausência delas.

Ambivalência

Nutrir sentimentos de amor e ódio pela(o) terapeuta.

Inconstância

Apresentar uma oscilação de humores em relação a uma pessoa.

DeslocamentoExpressar sentimentos positivos em relação a terapeutas e deslocar os negativos para outras pessoas, evitando assim perder o amor.

Curtiu o nosso artigo? Ele foi mais uma oportunidade de você entrar em contato com o universo da Análise Bioenergética. Quanto de resistência e transferência você consegue identificar na sua própria vida? Deixe o seu comentário aqui no nosso post, adoraremos lê-lo.

Compartilhe esse conteúdo
Categorias
Postagens Recentes